A esclerose múltipla é uma doença autoimune do sistema nervoso central. Isso quer dizer que é uma doença gerada por uma reação inflamatória do organismo contra ele mesmo, em que a capa que recobre os nervos, chamada mielina, é danificada, dificultando a transmissão dos impulsos do cérebro para o resto do corpo e gerando sintomas. Se a mielina de um nervo que vai para os olhos é afetada, por exemplo, há perda visual; se for um nervo da perna, há dificuldade para andar - e assim por diante.
Esses sintomas, porém, costumam durar entre quatro e oito semanas por vez e acabam melhorando espontaneamente, o que pode dificultar o diagnóstico por fazer com que eles sejam vistos como sintomas para outros males mais comuns, como viroses, estresse, cansaço, labirintite.
Desde 2014, o mês de agosto ganhou cor em prol da conscientização da doença autoimune que mais acomete jovens adultos em todo o mundo: a Esclerose Múltipla (EM). O Agosto Laranja foi criado pela AME – Amigos Múltiplos pela Esclerose com o objetivo de ser um movimento coletivo para desmistificar essa condição crônica de doença e fomentar o diagnóstico precoce, mais qualidade de vida, acolhimento, respeito e dignidade para quem convive com a patologia, seus amigos e familiares.
Comments